segunda-feira, 14 de junho de 2010

P.32 - Manuel Carmelita

O nosso camarada Manuel Carmelita deixou-nos o registo de sábado passado com estas imagens que dispensam comentários.
Mas para que conste tudo nos conformes, fica também a sua mensagem escrita.
Tabanca dos Melros 12-06-2010
Mais um dia em grande
Um abraço
Manuel Carmelita





Que fabulosas fotos aéreas. Isto não está ao alcance de qualquer um ...

Um apontamento especial para o Pisga, de Custóias, também Almeida.
Pena não poder entrar nos digestivos...
Não sei o que o Chefe da Tabanca queria de mim...
O Quelhas tentou convencer o Mário para alguma coisa.
Mas não deu. Nem ele sabe o que perdeu, Neca...
O Manel Cibrão em conversa com o Carlos Costa
Camarada Rolando Basto, que se passava ? Não me lembro ...
Lombo de Porco e Cabrito foi o prato forte.
Que aérea mais linda ...
Quem meteu a faca ao bolo ?
Maçãs Reinetas assadas. Quem não comeu não sabe o que perdeu
Feitios...
Obrigado Manel, pelas belas fotos.










domingo, 13 de junho de 2010

P.31 - Mensagem do David Guimarães

E ONTEM, DIA 12 MAIS UMA PASSEATA ATÉ À TABANCA DOS MELROS... MAIS UM RONCO
É sempre com um prazer extraordinário que sempre ando nestes "atambacamentos" de amigos que um dia com outras idades andaram numa guerra. Ontem foi mais um dia desses, uma festa como sempre o é - e lá estavam os que foram...
Um dos amigos dizia-me - tu não és assim, costumas ser mais alegre! Eu disse que eu era assim mesmo e que nem sempre me estava a rir mas estava muito bem - eu efectivamente estava - no entanto na altura estava a pensar uma coisa que a mim me confunde... Eu de Espinho estava ali, já me tinha lamentado ao chefe da casa da razão de não ter estado na última reunião bem como ao Chefe de Tabanca que onde está é uma festa sempre - pelo empenho, pela força e aposta que faz em que os da sua terra se reúnam mais e mais "UMA VEZ POR MÊS". Só que ontem estavam não muitos menos amigos que da última ou penúltima vez... Teria sido coincidência? Esperemos que sim, eu espero que sim... É um espaço agradável, com estacionamento onde não há multas e o preço é sempre a mesma agradável surpresa - 15 Euros uma vez por mês, mesmo com a carestia de vida creio que com menos 15 Euros mensais a nossa economia caseira não se notará muito em desfalque... modesta opinião minha...
Não querendo fazer comentários em comparações - disse e bem, que quando alguém falta na tabanca semanal de Matosinhos nota-se só porque é um amigo que falta mas em quantidade não - pois que quando falta um mais dois ou mais aparecem. Sei contudo também que se forem os atabancados militantes de Matosinhos aos Melros também - então o Gil teria que colocar a sala grande a funcionar porque uns e outros fariam muitos... Assim notei ontem que éramos de menos...

Eu não faço apelos - mas que bem gostaria que aquilo estivesse cheio de gente - o que fará com que as pessoas não se unam para confraternizar? Ontem estão os camaradas Gondomarenses especialmente?
Venham ver o museu que se está a criar e já tem espaço próprio gentilmente cedido pelo Gil, dono da tabanca e que o Carlos Silva Chefe tanto esmero e empenho tem em que ele exista - e cada vez com mais roncos...
Agora só falta a cabeça e a boina - a farda já lá consta...
Ontem como que ficou apalavrado que na próxima reunião - 10 de Julho, existam momentos de fado - em que nós os ex-combatentes temos o grato prazer de participar - vamos colocar momentos "baladeiros" dentro das tabancas com a indolência do fado na circunstância - o que não quer com isto dizer que outros momentos culturais não possam aparecer, mas claro - eu sou suspeito - aprendi que uma viola tem seis cordas e serve para tocar; as armas ficaram lá - quando passei à disponibilidade e então essas davam outra música - música essa que nos fez agora estarmos juntos e pensarmos de maneira diversa...
VAMOS À TABANCA DOS MELROS NO DIA 10? combinado...
Um abraço David Guimarães

P.30 - 12.06.2010 - A Tabanca mudou de Ninho

Foi para nós muito triste a semana que terminou, pois faleceram as mães dos nossos camaradas Quelhas e Pontes. Um abraço de solidariedade para eles. Aproveitei uma ida a Gondomar e quis recordar o actual Largo do Souto, local que já foi de grande tradição para as gentes do concelho.
Por outro lado, veja-se a estação do metro de Cabanas, a dois passos do Choupal dos Melros, que vai facilitar o acesso à nossa Tabanca dos Ecus. Li que seria aberta esta linha que vem desde o Dragão, este mês. Será que alguém acredita ?
Mas sigamos a caminho do Ninho e não custa deitar uma olhadela ao Rio Torto, que devido às chuvadas dos últimos dias, torna a levar água. Pena a porcaria que deitam para o seu leito. Convém o Gil mexer os cordelinhos e chamar a Presidente da Junta de Freguesia de Fânzeres, esposa do nosso camarada Rocha, para ajudar a que venham despoluir este regato.
Entrando no nosso Ninho, nota-se a grande força da Primavera. O jardim "sala de visitas" está lindo. Mas mais umas flores vinham dar-lhe um agrado, embora as hortências contrastem com todo o verde envolvente. Parabéns Gil pelo primor.
É um prazer passear pelas latadas e olhar as videiras já carregadas com os pequenos cachos de uvas.
Alternativas para abrigar os Melros não faltam. Há um que fugiu há dezenas de anos. Mas outros vieram e livres que só eles. Toma e Anda.
Um "velho" carro que já foi puxado a bois, agora é mesa de apoio, com o requinte aprimorado da Quinta dos Choupos.
O velho cartaz erótico do Adriano Ramos Pinto em grande destaque na entrada do Ninho ontem oferecido a estes Melros. A minha antiquíssima alma gráfica deixou-me pregado a este cartaz que bem conheci.
Os Melros foram chegando e olha "p'ra eles" no poleiro.
Como de costume, para as quitudes iniciais vão os melros debicando, como que a medo...
... Mas olhando para o "milho"...
... depressa chegam ao comedouro.
Horas agora para completar o repasto com coisas mais substanciais. Porque melro que é melro, não vai só ao milho. Mas temos novidades no Ninho.
Que embora mudado, fica no mesmo galho.
blábláblá...
mais blábláblá
... idem + blábláblá...
...nunca mais acaba o blábláblá...
...que até já irrita de tanto blábláblá
Foi muito bom ver de novo o Carmelita que trouxe pela primeira vez ao Ninho o nosso comum amigo e ex-camarada Pisga, o Custóias, que também é Almeida. Uma velhice que é um posto.
O Carlos trouxe para o Museu mais um Ronco. Um diário de guerra, escrito em Árabe (?). Recordações dos seus tempos de "guerreiro"
E também ofereceu a farda numero 2, com bandeta incluída.
As coisas que esta gente guarda.
Mas houve quem gostasse de experimentar. A jaqueta e só.
Como fica linda ao Mário.
Acho que nunca senti coisa mais áspera no pelo.
Mas há ainda a quem fique bem com ela vestida. Ou será fardada ?
Será que era assim que se chamava?
Aqui ao Barbosa é que não de certeza.
Olha p'a este. Ganda pira
O Quelhas só quis posar com o chapéu dos Mamadus

video

Para acabar, o nosso tenor privativo, Carlos Costa, obsequiou-nos com 2 trechos
video

Espero que gostem desta voz de "anjo"

O David Guimarães ofereceu-se para nos deliciar quando quizessemos com uma bela sessão de Fados e Guitarradas. Mas tem de ser coisa a sério. O Carlos Silva anotou os dias disponíveis do Guimarães. Espero agora que não caia no esquecimento, como já aconteceu em outras Tabancas.

Um abraço e até breve.