quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

P7 - Mensagem de David Guimarães

Do nosso camarada David Guimarães, recebemos a mensagem abaixo transcrita:

Amigos e camaradas de (GONDOMAR) da linda nova "tabanca" claro...
Vejo com agrado a criação de novos espaços oriundas da grande Tabanca (Luís Graça e Camaradas da Guiné) onde eu nasci e aprendi as regras do atabancamento.
O agrado apossa-se de mim de tal forma que não resisti a escrever-vos. Hoje vi a direcção - isso ao menos, pois antes tinha ouvido rumores desse acontecimento...
Que raio, eu que já conheço essa "cubata", na minha vida artística junto com o Carlos Costa estivemos lá a tocar - O Choupal dos Melros achei mesmo lindo o espaço para um "atabancamento" que nunca se confunda com "atrabancamento"....
Como na tropa, alguém me disse fez dias: em Gondomar está lá uma (tabanca) a formar-se para o pessoal do Concelho que andou na Guiné...
Como sabem - e vale a pena recordar (creio que ainda é assim) - tabancas onde os Fulas e Mandingas partilhavam, mas uns com a casa de um lado e os outros do outro... cada um com o seu chefe de Tabanca que só obedeciam todos ao mesmo se ele fosse o chefe religioso - mas isto só nas orações. Caso do Xitole por exemplo em que o chefe religioso era na altura também chefe do aldeamento... Quando vinham pessoas de outras tabancas eram primos e primas e acolhiam-se nos seus familiares - se eram amigos, acolhiam-se em casa dos de sua etnia e nunca de outra...
Mas pronto espero que este anúncio, este aparecimento da direcção desta tabanca seja um convite também a este homem grande pelo menos a uma visita - pois não sendo apátrida sou sim de uma etnia muito diferente de todos, desculpem - sou Madalenense (Gaia) de nascimento Espinhense de adopção mas sou amigo - e como todos tive o mesmo jeito de um dia andar com as mesmas armas, com a mesma farda e ter ido aquela terra quente e húmida da Guiné onde me deram uma estadia de quase dois anos... Curioso - lá andávamos todos à mistura e tudo se entendia... mas... prestei atenção a coisas que se passavam mesmo na guerra quando os combatentes - nós, descíamos a Bissau... A célebre guerra do eu sou de Cavalaria, eu de Artilharia eu disto e eu daquilo - eu Ranger, eu Comando e eu até estou na PM... Outros para os lados já de Bissalanca eram da Aviação, coisa aparte fora os marinheiros (os fusas) e os para quedistas... etc etc...
Aqui seremos todos soldados!!!!! Isto tudo para quando for para esses lados pedir guarida a essa tabanca e para que me poupem o Carlos Costa no dia 9 - pois ele tem que cantar pela noite...
 Parabéns pela Tabanca e obrigado...
Abraço,

Tabanca de Luís Graça e Camaradas da Guiné
Tabanca de Matosinhos
Blogue Ponte dos Fulas,
etc etc etc na NET
Vosso amigo....
David Guimarães

3 comentários:

  1. Caro David,
    Pois esta nossa Tabanca está aberta para todos os camaradas que nos quizeram visitar. Independentemente da sua naturalidade ou residencia. Portanto, amigo e camarada, terás sempre aqui lugar, que como sabes não falta no belo espaço do Choupal.
    Na feliz criação da sigla ECU's de autoria do camarada Barbosa, o grande das Panhard's, a Tabanca está também aberta a ex-combatentes do ultramar, pois tudo começou com a homenagem que fizemos no 5 de Outubro ao Soldado do Ultramar, em Fanzeres. Ideia do Carlos Silva, do Carvalho de Medas e do Barbosa.
    Pronto amigo David e a quem nos queira visitar. Esta Tabanca é de todos.

    ResponderEliminar
  2. Ser de todos - isso admiti eu logo de início - ou não se tratasse tudo de ex-camaradas de uma guerra que do bem que nos trouxe - FOI SERMOS SOLIDÁRIOS NA AMIZADE...

    E que muitas situações destas apareçam para o aldeamento ficar mais rico...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns e dois Vivas!
    i) Para o pessoal fundador e aderente.
    ii)Para a TABANCA DOS MELROS
    da qual eu já me sinto como membro de pleno direito, na medida em que só me falta o R, ora vejam:Adriano Luís de MELO Moreira.
    Tá certo ou tá errado.
    UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS

    ResponderEliminar