sábado, 26 de dezembro de 2009

P3 - Apresentação do Gil Moutinho, Melro do Choupal

Carlos e todos os melros

Esta criança, que é a tabanca,tem que começar a andar e parece-me que se pode iniciar com a apresentação de cada um, do percurso na vida militar, e da participação no Ultramar e de tudo o que quiser contar de tudo isso.
Aí vai!
Fui incorporado no dia 24Jun1970, durante 2 ou 3 semanas, fui submetido a todo o tipo de exames e provas para acesso ao curso de pilotagem, só faltava que nos virassem do avesso. Nesse período, a ansiedade era muita, pois todos os dias entravam e saíam candidatos, uns contentes e outros desiludidos. A taxa de reprovações era enorme. Portanto no dia 23 recebi a guia de marcha para a Ota, com o almejado APTO na mesma.
Depois da apresentação na Base, deram-me licença até Outubro, onde o P2/70 começava a recruta. No 1.º dia da mesma espetaram-nos nos canais de água e esgotos da Base, no meio de tiros com balas de borracha, para nos manter o mais próximo dos fedores. Lá chegamos ao fim e prestámos o juramento de bandeira.
Depois, e após um pequeno período de licença, fui colocado em S. Jacinto, onde iniciei o curso tendo acabado o mesmo em fins de Out71 c/14,14 valores. No primeiro vôo em T6, estive para desistir, imaginem por causa do capacete! A cada instrutor (Sarj.Aj Carvalho, o meu) calhou 3 alunos e só
havia 1 capacete para todos. Acontece que me era extremamente apertado e durante esse vôo, no meio da praxe habitual da acrobacia e manobras descoordenadas, só dizia mal da minha vida e no que me tinha metido.
Felizmente passou.
Terminamos o curso 12 alunos. Vinhas, Abel, Teixeira, Gaioso, Chitas, Caldeira, Pinto, Fialho, Geirinhas, Barreira, Corredeira, Vítor e Moutinho(eu).
O que é feito de vós? Contactai! O Caldeira Pinto e o Vítor já faleceram de acidentes de avião.
De 8 Nov. a 6 Abr.72 fiz a adaptação ao DO e fiz operacional em T6, na BA3.
De 6Abr.72 a 28Dez73 estive na BA12, e executei 497 missões em T6 e DO.
Bem, uma boa vintena delas foi em lazer para a praia de Bubaque.
No regresso à Metrópole, fui colocado na BA7 onde fiz o curso de instrutor em T6 de 5Jan. a 27Mar74, tendo dado instrução até fins de Julho75.
Nessa altura, com autorização da torre, fiz um tonneau a rapar a pista, o que não agradou a alguns superiores, alegando que dei mau exemplo aos alunos. Fui recambiado para Sintra, onde andei a pastar na fotografia aérea e em pleno PREC a fazer serviços de dia.
Após algum tempo, ao abrigo de um qualquer artigo do RDM, pedi transferência para a unidade mais próxima da residência (BA7), e aparecendo lá, já estão a ver a surpresa dos "meus amigos". Novamente em Sintra, não demorou muito a pedir a antecipação do fim do contrato. Saí a 8 Abril 76.
Tenho muitas boas recordações de todas estas ocasiões, que são de longe superiores às menos boas, principalmente as pessoas. Voltaria a fazer o mesmo percurso.

Acabei por fazer um historial da minha passagem pela FAP.
Até breve, e votos de boas festas e entrada no 2010

Um Abraço a todos
Gil Moutinho (Melro)

Sem comentários:

Enviar um comentário