sábado, 26 de dezembro de 2009

P3 - Apresentação do Gil Moutinho, Melro do Choupal


Carlos e todos os melros

Esta criança,que é a tabanca,tem que começar a andar e parece-me que se pode iniciar com a apresentação de cada um ,do percurso na vida militar,e da participação no Ultramar e de tudo o que quiser contar de tudo isso.
Aí vai!
Fui incorporado no dia 24Jun1970,durante 2 ou 3 semanas,fui submetido a todo o tipo de exames e
provas para acesso ao curso de pilotagem,só faltava que nos virassem do avesso.Nesse período,a ansiedade era muita,pois todos os dias entravam e saíam candidatos,uns contentes e outros desiludidos.A taxa de reprovações era enorme.Portanto no dia 23 recebi a guia de marcha para a Ota,com o almejado APTO na mesma.
Depois da apresentação na Base,deram-me licença até Outubro,onde o P2/70 começava a recruta.No 1º dia da mesma espetaram-nos nos canais de agua e esgotos da Base,no meio de tiros com balas de borracha,para nos manter o mais próximo dos fedores.Lá chegamos ao fim e prestámos o juramento de bandeira.
Depois,e após um pequeno período de licença,fui colocado em S.Jacinto,onde iniciei o curso tendo acabado o mesmo em fins de Out71 c/14,14 valores.No primeiro vôo em T6,estive para desistir,imaginem por causa do capacete!A cada instrutor(Sarj.Aj Carvalho,o meu)calhou 3 alunos e só
havia 1 capacete para todos.Acontece que me era extremamente apertado e durante esse vôo,no meio da praxe habitual da acrobacia e manobras descoordenadas,só dizia mal da minha vida e no que me tinha metido.
Felizmente passou.
Terminamos o curso 12 alunos.Vinhas,Abel,Teixeira,Gaioso,Chitas,Caldeira,Pinto,Fialho,Geirinhas,Barreira,Corredeira,Vítor e Moutinho(eu)-
O que é feito de vós? Contactai! O Caldeira Pinto e o Vítor já faleceram de acidentes de avião.
De 8 Nov. a 6 Abr.72 fiz a adaptação ao DO e fiz operacional em T6,na BA3.
De 6Abr.72 a 28Dez73 estive na BA12,e executei 497 missões em T6 e DO.
Bem,uma boa vintena delas foi em lazer para a praia de Bubaque.
No regresso à Metrópole,fui colocado na BA7 onde fiz o curso de instrutor em T6 de 5Jan.a 27Mar74, tendo dado instrução até fins de Julho75.
Nessa altura,com autorização da torre,fiz um tonneau a rapar a pista, o que não agradou a alguns superiores,alegando que dei mau exemplo aos alunos.Fui recambiado para Sintra,onde andei a pastar na fotografia aerea e em pleno PREC a fazer serviços de dia.
Após algum tempo,ao abrigo de um qualquer artigo do RDM,pedi tranferência para a unidade mais próxima da residência (BA7),e aparecendo lá, já estão a ver a surpresa dos "meus amigos". Novamente em Sintra,nâo demorou muito a pedir a antecipação do fim do contrato.Saí a 8 Abril 76.
Tenho muitas boas recordações de todas estas ocasiões,que são de longe superiores às menos boas,principalmente as pessoas.Voltaria a fazer o mesmo percurso.

Acabei por fazer um historial da minha passagem pela FAP.
Até breve,e votos de boas festas e entrada no 2010

Um Abraço a todos

Gil Moutinho(Melro)

Sem comentários:

Enviar um comentário