domingo, 10 de janeiro de 2010

P8 - 10 de Janeiro de 2010 - A nossa primeira reunião do ano

No aconchego quente de ambiente e de camaradagem, realizamos o segundo encontro dos Ecu's na bela Tabanca do Choupal dos Melros, do nosso mestre de cerimónias e camarada Gil Neves, a quem pusemos a cabeça à roda, pois não sabia com que contar. Fêz-lhe lembrar tempos antigos quando sobrevoava as bolanhas da Guiné e o famoso slogan da EPA "Nunca se sabe"...

Fomos chegando e enquanto nos aquecíamos ao sol e passeávamos pela quinta, mestre Gil logo viu que teria de alterar o local do repasto para que a rapaziada coubesse toda. E que belo refeitório, autentica galeria de arte. Juntamo-nos creio que 32 camaradas. Sentimos a falta do Carvalho de Medas, que com tanto tempo livre, logo escolhe o sábado para a reforma agrária. O Carlos Silva já sabíamos que estava para a Madeira, de onde regressou adoentado. As melhoras camarada.

Um pormenor da galeria de arte, que se espalha afinal por toda a Casa.

A Tabanca de Matosinhos esteve bem representada e onde sobressai a figura patriarcal do Sr. Rolando Basto

Pormenores da Atabancagem.

Para quem não esperava, saiu uma verdadeira tripalhada à Moda do Porto. A dificuldade foi encontrar o complemento, os feijões... Isto depois de umas entradas de mini-iscas de bacalhau, morcela assada, sardinhas pequeninas com arroz malandrinho com seu toque de coentros, acho eu de que...

Depois há que atacar as doçarias. De referir a gentileza do Marques Lopes, o primeiro da direita, que para acompanhar o café, nos ofereceu uma CRF velha. Obrigado camarada. Ficaste muito bem visto, sim senhor. E que bem me soube...

Referira-se que de Penafiel veio o JMCancela e de Vila do Conde o Manuel Carmelita que mais uma vez provou, como se tal fosse preciso, que aéreas é com ele.

Os manos Martins, Bombeiros de S. Pedro da Cova e Gondomar e exímios intérpretes do Fado. Um cantor, outro instrumentista da Guitarra Portuguesa.

O ataque às sobremesas. O Pimentel e o Eduardo amandam-se forte e feio, perante o espanto do Carmelita, de G3, quer dizer, de máquina em punho.

O que restou da bela mesa...

O nosso camarada Teixeira das Panhards do Barbosa, trouxe os filhos lá de Mondim (ou será Cabeceiras ?) de Basto e a um deles cantámos-lhe os parabéns. Por muitos anos rapaz e a gente que os conte.

O David Guimarães apareceu para levar o Carlos Costa, pois copos são copos, trabalho é trabalho. Segundo me constou, embora o Carlos estivesse ranhento, foi uma grande noite lá para os lados de Grijó. Não pude assistir ao concerto, pois já estava com outros compromissos fadistas. Mas isso é missa para outra catedral... Não, isto não é piadinha, não tem nada a ver com roubos, assaltos, etc., embora o Barbosa e o Mesquita lá num canto estivessem a reunir em privado... Penso eu de que...

O David, pegando no velho cavaquinho, ainda deu uns Dós (ou teriam sido uns Fás) para a voz do Martins.

E lá se foi a malta, cada um à sua vida. Esperamos que continuem a passar a palavra para todos os camaradas Ecu's. E que no dia 13 de Fevereiro, com o Carnaval à porta, estejamos mais e mais para um bom e sadio convívio. De referir por último, a ausência do Jorge Felix. Estiveram presentes antigos camaradas da BA de Bissalanca com a esperança de o abraçar. Paciência. Fica para a próxima. Até lá, um abraço para toda a Tabanca dos Melros.

4 comentários:

  1. Camaradas Melros & Melrinhos

    Que pena e "inveja" eu tenho de não estar presente junto de um grupo de excelentes amigos e camaradas, de infância, da escola e de armas.
    Mas enfim .... não posso ter 2 "orgasmos" em simultâneo e um já estava escolhido desde Junho/2009, a Madeira que na verdade é um jardim e vale a pena visitar.
    No próximo encontro de Fevereiro não faltarei para aí junto de vós e na minha Terra festejar o meu aniversário. Ainda não é o 69.
    Até lá, desejo a todos um Bom Ano.
    Com um frio de rachar, daqui de Massamá, aqui deixo para todos um caloroso abraço.
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. Parabens a todos os jovens que matam a sede do RONCO da velhice.
    Numa próxima opurtunidade estou disponivel.
    De Coimbra levo a saudade....
    Os Cobatentes são
    Como os livros de Estudo
    Tem muita encadernação
    E muito contúdo.

    ResponderEliminar
  3. Aos Melros e "andorinhas"

    Vê-se que não ficam por bocas alheias as vantagens dos ECU's.
    Ainda não será na próxima que aí estarei, mas prometo nalgum dia aí voltar.
    Para já fico feliz e, ao mesmo tempo, felicito-vos pelo êxito do Encontro.
    O Post está um espectáculo.

    A todos, o abraço de sempre, do
    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  4. OH meu macaco, para as coisas boas não me convidas tu. Não és mau tipo, mas a tua costela do Pinto da Costa estraga tudo, tenho que te operar!!!!
    Josema

    ResponderEliminar