terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

P18 - Dia dos Combatentes de Gondomar




O dia 1 de Março foi considerado o Dia dos Combatentes de Gondomar

Homenagem aos Combatentes Gondomarenses Mortos na Guerra em África 1961-1974


Sábado 06 de Março de 2010


A Comissão Eventual tem a honra de convidar todos os cidadãos, quer sejam ou não gondomarenses, a participarem nas comemorações deste 2º Aniversário da implantação do Memorial em Homenagem aos Camaradas Combatentes Gondomarenses Mortos na Guerra em África 1961-1974

PROGRAMA

- 10H30 - Concentração junto da igreja de Fânzeres.
- 11H00 - Missa a celebrar em memória dos Combatentes Mortos na Guerra em África e de ex-combatentes posteriormente falecidos.
- Após a Missa segue-se a romagem ao Monumento “Aos Heróis de Ultramar”, inaugurado em 24 de Novembro de 1971, situado na Praceta Heróis de Ultramar, para prestar homenagem aos 83 combatentes que tombaram por PORTUGAL, constantes no Memorial, inaugurado em 01-3-2008.
- Esta Homenagem terá a presença de uma Guarda de Honra Militar e de outras entidades, representativas da Edilidade Gondomarense.

- A Homenagem tem o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e da Junta de Freguesia da Vila de Fânzeres

- A Comissão, reitera assim o apelo para que todos compareçam em força, quer sejam ou não Gondomarenses para prestarem homenagem a estes filhos da nossa Terra.

Pela Comissão eventual:Mário Guimarães – Fânzeres – ex-combatente em Moçambique
António Pinto – Fânzeres - ex-combatente em Moçambique
Adelino Miranda – Jovim - ex-combatente em Moçambique
António Silva – Jovim - ex-combatente em Moçambique
Manuel Almeida – S. Pedro da Cova - ex-combatente em Moçambique

NOTA: No final das cerimónias, segue-se o almoço de confraternização pelas 13H00 [antecipado excepcionalmente uma semana face a estas comemorações em Homenagem aos nossos camaradas] na “Tabanca dos Melros” na Quinta dos Choupos – Restaurante Choupal dos Melros.

Quem estiver interessado em participar no almoço, deverá inscrever-se comunicando até ao dia 4/3 através dos números
Telef fixo: 22 489 06 22

4 comentários:

  1. Refira-se que esta homenagem pode ser prestada por todos os ex-combatentes de outras localidades que não Gondomarenses.
    A solidariedade dos ex-combatentes é grande.

    ResponderEliminar
  2. Jorge

    Plenamente de acordo. Eu diria mais, a homenagem pode ser prestada por todos os camaradas ex-combatentes de outras localidades, bem como, pela população em geral, na medida em que, não se trata de uma cerimónia específica de ex-combatentes. A guerra atingiu todo o nosso Povo.
    Daí, eu ter decidido rectificar o Poste.
    Estás sempre em cima do acontecimento.
    Obrigado, pela tua achega.
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  3. Nunca será demais o que se fizer por estes jovens , que lutaram pela Pátria !
    Honrase A Pátria De Tal Gente

    ResponderEliminar
  4. sou de valongo chamome pinto coleclega do moutinho ja falecido procuro um rapas de gondomar que esteve com nos em aveiro agosto de 1965 ja la vao muitos anos gostava de o encontrar acho que se chamava qualquer coisa como fernandes sei que eramos grandes amigos se nao estou em erro ele tambem foi para angola no nosso batalhao de janeiro de 66 amaio 68 um abraço do pinto

    ResponderEliminar